quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entrevista Internacional!

Quando falamos em campeonatos futebol americano no Brasil podemos encontrar várias ligas pelos estados. As competições variam: flag football, futebol americano na areia com contato, na grama sem equipamento e também encontramos ligas com capacetes e ombreiras.
Nos Estados Unidos muitas ligas e campeonatos utilizam equipamentos completos, contudo no esporte amador podemos encontrar competições que jogam sem capacetes e ombreiras. Um exemplo de competição que não utiliza equipamentos é a “Town Beef Football”, uma liga amadora criada em 2006.
O Blumenau Riesen fez uma entrevista com um dos jogadores dessa liga para explorar qual a realidade se praticar o esporte dessa forma nos Estados Unidos.

--------------------------------------------------------------------------------------

Paulo: Da onde surgiu a idéia de jogar futebol americano sem ombreiras e capacetes?

Ryan DePaul: Eu não diria que tinha a idéia de jogar sem pads, isto foi mais porque todos os times equipados iriam atrasar o processo da liga. A idéia de começar a liga veio da minha paixão significativa por ainda jogar futebol americano.


Paulo: Quantos times estão jogando? Onde eles jogam?

Ryan DePaul: Temos 16 equipes em New Jersey, 3 em New York e 8 na Pennsylvania. Existem outros estados, como Florida e Ohio, que tem jogado temporadas e tem competido em nossa série de campeonatos. Eu atualmente jogo para o Sayreville Bombers, nós ganhamos 3 campeonatos (3 Beef Bowl) e 2 titulos Fall Brawl.

Paulo: Quantos jogadores por time geralmente?

Ryan DePaul: A lista média, eu diria que é entre 16-18.

Paulo: Há muitas maneiras de se jogar futebol americano, você pode jogar 6 contra 6 como a liga de “six man football”, tem também a Arena Football League com 8 contra 8 em cada lado, tem também a C.F.L. que joga com 12 contra 12.
Por que a Town Beef Football decidiu jogar 7 contra 7?


Ryan DePaul: Uma das coisas mais difíceis de fazer é encontrar jogadores de linha ofensiva, com o 7 contra 7 apenas 2 deles são necessários, tornando mais fácil para formar equipes. As outras cinco posições são reservadas para jogadores habilidosos fazer um jogo mais rápido. O jogo 7 contra 7 funciona, você pode utilizar offense spread, power I, wishbone, wing T, você pode utilizar tudo isso lá.

Paulo: Qual a diferença do futebol americano com capacetes e ombreiras e do esporte sem o equipamento?

Ryan DePaul: Capacetes são inúteis no futebol americano, pois você não pode bater com eles, você não pode agarrá-los, eles limitam a visibilidade e impactos de capacete com capacete causam concussões. A NFL tem tentado por anos para corrigir os problemas associados com capacetes, mais cedo ou mais tarde eles vão aprender a apenas tira-los. Eu tive vários problemas com concussão na universidade, mas após 6 anos de Town Beef eu não tive um!

Paulo: O que você acha das novas regras da N.F.L.? Quais mudanças você gostaria de fazer?

Ryan DePaul: Eu faria com que os jogadores que fazem tackle na secundária fizessem o tackle segurando o atacante e derrubando eles. Lançando seus capacetes e ombreiras nos receptores indefesos causam lesões demais. Eu também gostaria de ver o jogo oficializado com câmeras, desta maneira os juízes podem ter pontos de vista melhor para fazer suas chamadas. Além disso, eu acho que eles tem tudo certo.

Paulo: Você sabia que tem um campeonato mundial de futebol americano esse ano na Áustria?

Ryan DePaul: De maneira nenhuma! É com pads ou sem, e quando podemos participar?

Paulo: Hoje existem várias ligas de futebol americano pelo mundo, o que você acha desse crescimento do esporte?

Ryan DePaul: Eu acho que se o jogo de futebol americano for jogado 7 contra 7 sem pads, vocês poderiam ver isso crescer pelo mundo muito mais rápido. Não são todos os países que tem maneiras e condições de equipar um time de futebol americano com um capacete de $300 dólares e uniformes, mas à maioria dos caras conhecem pelo menos seis amigos para praticar e jogar peladas pelos gramados.

Paulo: Obrigado pela entrevista. Há algo que você gostaria de dizer para os fãs de futebol americano no Brasil?


Ryan DePaul: Eu gostaria de dizer que futebol americano é mais que um esporte, é uma parte da sua vida. Você trabalha duro e inspira seus companheiros de time para que eles façam o mesmo e as realizações são infinitas. Existem altos e baixos, decepções e surpresas, mas como você reage? Você se recupera e mostra do que você é feito. Mesmo depois do futebol americano você vai levar essas lições de vida com você para as batalhas que a vida irá por em sua frente. Fiquem firmes!


Apesar do grande crescimento do futebol americano no Brasil, muitos atletas e ligas têm dificuldade de obter os equipamentos. Hoje ainda contamos com o Carioca Bowl, que pratica o esporte sem capacetes e ombreiras na areia. O Carioca Bowl foi umas das primeiras competições que surgiu no esporte.
Santa Catarina e outros estados já utilizam algum tempo os equipamentos completos para realizar seus campeonatos. Outras equipes pelo estado de Santa Catarina estão tentando formar times, contudo encontramos aqui a mesma dificuldade que a Town Beef Football tem de encontrar atletas para jogar. Nossa dificuldade é ainda maior, pois muitas pessoas não conhecem as regras do esporte e estamos formando times para jogar 11 contra 11 em campo. Apesar das dificuldades, estamos crescendo rapidamente, hoje temos times se preparando para participar da liga em Balneário Camboriú e Gaspar.
Em relação ao campeonato mundial de futebol americano, muitos não sabem que falta apenas duas semanas para começar esta competição na Áustria. Oito seleções estão participando: Estados Unidos, México, Alemanha, Austrália, Japão, Canadá, França e Áustria.
Torcemos para que a nossa seleção Brasileira consiga participar algum dia, sendo que o Brasil já fez um jogo contra o Uruguai uma vez. Quem sabe um dia um dos gigantes do Blumenau Riesen participe também.

Paulo Rodrigo Reiter Cardoso

Referências:
www.townbeef.com
http://www.americanfootball2011.com/en/home/

Um comentário: